quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Tema Gerador

" Paulo Freire, ao inventar suas técnicas pedagógicas, redescobre através delas o processo histórico em que e porque se constitui a consciência humana. Ou ,aproveitando uma susgestão de Ortega, o processo em que a vida como biologia passa a ser vida como biografia.
Talvez seja este o sentido mais exato da alfabetização: aprender a escrever a sua vida, como autor e como testemunha de sua história, isto é biografar-se, existenciar-se, historiar-se."
' ( Em Pedagogia do Oprimido p.10)
" Um mínimo de palavras, com a máxima polivalência fonêmica é o ponto de partida para a conquista do universo vocabular."( p.11)
Durante a trajetória acadêmica aprendemos a fazer reflexões , e hoje já não é mais possível ler algo , ver algo sem fazer uma análise do fato ou fazermos ligações com aquilo que estamos estudando no momento ,é como diz Paulo Freire uma palavra poderá ser um ponto de partida para a conquista do universo,no mesmo instante me veio à mente Tema Gerador, alfabetizar, então a alfabetização o ler acontece mais ou menos assim no momento em que o sujeito consegue fazer ligações, interiores, exteriores e uma palavra poderá ser o tema gerador propiciando a geração de novas conexões, novas pesquisas, enfim.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Angela:

Concordo contigo. Sabe-se que existe uma ligação com tudo aquilo que se aprende. Não existe um aprendizado isolado.. ele sempre irá conectar-se com demais aprendizagens. Não é a toa que hoje fala-se muito em INTERDISCIPLINA, não é mesmo?

Abraço, Anice.