Arquitetar é planejar,pensando assim o novo desafio está lançado, o estágio.Na escola onde trabalho, estamos buscando valores, o plano de ação deste ano é trabalharmos com projetos através de temas geradores, buscando através desta articulação novas aprendizagens.Onde com o tema central é O EU e o Outro, subdividido em outros temas , mas sempre voltados para o tema central, um olhar interior para o Eu e o Outro e um olhar para o exterior o desenvolvimento curricular vigente.
O plano de ação foi desenvolvido por trimestre, onde os professores de cada ano ou turma desenvolverão o mesmo projeto de forma que todas as turmas daquela série ou ano adquiram o mesmo conhecimento currícular de modo uniforme.
Como sou uma das supervisoras, lancei esta idéia que foi aceita pelo restante da equipe pedagógica, já que estavam buscando inovações, estou neste momento colocando em prática o que aprendi durante a minha trajetória acadêmica, apesar do pouco tempo que iníciou o ano letivo, já estamos vendo ressultados, professores saindo da sua zona de acomodação e buscando se inovar, do outro lado claro e preciso sei que é um desafio porque inovar acarreta desacomodação e logicamente criticas positivas e negativas, as quais nos levam a crescer e persistir.
Penso que através de meu estágio poderei sentir e avaliar melhor esta arquitetura, neste momento estamos trabalhando com a minha turma de estágio o buscando valores através do tema "Vivências", onde articulamos a busca de boas maneiras, respeito consigo e próximo, regras gerais de sala de aula , escola e família por ser início do ano, período que destinamos para conhecr melhor nosso aluno. Para os próximos meses ainda estamos pensando se ficamos com o mesmo tema ou mudamos já que todos os projetos se iniciarão no mês de abril com encerramento em julho, onde faremos exposição dos trabalhos desenvolvidos e a avaliação final.
Penso que esta arquitetura possibilita maior organização e tempo que nos levará a melhores resultados. E quando criamos algo apostamos que de certo ,mesmo que isto acarrete ansiedade, portanto estou neste momento de minha vida diante de dois grandes desafios , na verdade dois estágios que serei aprovada ou não. Gosto de desafios e estou apostando neles.
A minha turma de estágio é bastante numerosa trinta e cinco alunos, e a professora titular é uma colega que tem mais ou menos a minha linha de trabalho.
terça-feira, 30 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Angela:
Me parece que um projeto complementa o outro, pois ao respeitar o próximo, por exemplo, estamos conseguindo desenvolver nossa empatia em relação aos demais. Um assunto ajudará a entender o outro.
Seria interessante se pudesse falar mais desta questão da desacomodação. Em que momentos percebe que os demais professores estão saindo do seu lugar? Estão inovando e modificando a prática?
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário