Crianças precisam sim aderir as regras ( que implicam valores e formas de conduta) e estas somente podem vir de seus educdores, pais ou professores. os limites implicados por estas regras não devem ser apenas interpretados no seu sentido negativo: o que não pode ser feito ou ultrapassado. Devem também ser entendidos no seu sentido positivo: o limite situa, dá consciência de posição ocupa dentro de algum espaço social- a família, a escola, a sociedade como um todo ( LA TAILLE, 1994,P.9)
Tenho observado todos os dias em minha escola, realmente que muitos de nossos alunos ditos indisciplinados, ou com problemas é a falta de limites vindos de casa, pois quando conversamos com os pais estes são muitos claros diante do seu descompromisso de ser pais. ficando complicado inclusive para o professor estabelecer normas para a convivência em sala de aula. Um fato ocorrido na escola a semana passada,um aluno que estava perturbando em sala de aula há dias, agredindo os colegas foi convidado a se retirar da sala de aula, o mesmo saiu mas ficou perturbando na escola, chamamos os pais ou responsáveis, tal foi nossa surpressa e estress, compareceram a escola os pais, os quais quiseram agredir o professor, nós da equipe diretiva, não fomos chamadas de santas por que não somos, inclusive tivemos que chamar a polícia, fazer registro , em fim, pois estes pais não entendem qual é o papel da escola e o que queremos mostrar para este aluno no caso o respeito , o comprometimento consigo e demais peessoas diante dos valores que esta família não tem.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
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Um comentário:
Olá, Angela:
Muito interessante o exemplo que trouxeste da indisciplina. Como aquele aluno estabelecerá regras se nunca soube o que é isso? Este trabalho deve ser realizado em conjunto: casa - escola - sociedade. Os três são fundamentais para isso!
Grande abraço, Anice.
PS - Faltou inserir o nome do livro de TAILLE.
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