quinta-feira, 14 de maio de 2009

Fases do Desenvolvimento- Para Entender

Ao se falar em educação está sempre implícita uma determinada teoria do conhecimento, isto é, uma teoria que fundamenta e explica a maneira e o processo pelos quais o homem vem a conhecer o mundo.
Teoria de Jean Piaget, a teoria do Conhecimento.
Jean Piaget,nasceu na Suíça em 9 de agosto de 1896.
Biólogo- Psicólogo.
" Epistemologia"= verdade
" Logo"= conhecimento
" Ia" = arte de.
Epistemologia Genética
Piaget não partiu do estudo de como o adulto pensa- procorou conhecer o próprio nascimento da inteligência.
Por ser um bom classificador como biólogo, Piaget foi convidado a colaborar com o laboratório de pesquisa de Binet- pai dos testes de inteligência.
Biologia - Psicologia
Inteligência o principal meio de adaptação do homem( ser vivo que melhor se adapta as condições mais adversas).
Para Piaget o desenvolvimento cognitivo se processa em estágios: a natureza e a
caracterização da inteligência mudam, de modo significativo, com o passar do tempo.
Há, nas várias idades, mudanças qualitativas no modo de pensar da criança.
Implicação Educacional - o crescimento em qualquer um dos estágios depende da atividade e; as crianças devem ocupar-se com atividades apropriadas e não apenas em sentar-se e escutar" observar o outro".
A equação de Piaget: Inteligência= Atividade
Importância da Interação Social: o intrecâmbio social força a criança a desenvolver a lógica( idade de 7-8 anos é considerado ideal). De egocêntricas passam, pela interação social, a irem se "descentrando". Isto é, começam a levar em consideração as outras pessoas. Procuram usar palavras que são comumente compreendidas, fazer afirmações verdadeiras e pensar lógicamente.
Para meu aprendizado : observando , analisando, me reportando para o nosso estudo , crianças brincando e conhecendo a realidade destas crianças constatei que realmente a criança que é estimulada, motivada, através de atividades variadas, constrói suas noções de mundo mais equilibrada.



Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Angela: Aqui trazes muito a teoria e pouca opinião. Para teres colocado aqui no teu blog, com certeza, este assunto fez sentido para ti, mas é interessante sempre explicar porque quiseste colocar aqui, o que esta atividade tem de interessante para tua prática, enfim, orientar o leitor quanto as tuas ideias, ok? Abraço, Anice.