domingo, 18 de outubro de 2009

EJA

Lendo um artigo de Luis Carlos Menezes achei uma grande verdade esta fala:
" Não podemos manter escolas das quais muitos jovens saem convecidos de que são incapazes de aprender e sem as qualificações para a vida."
" Mais justo do que tratar todos da mesma maneira é garantir que aprendam,dando atenção especial aos que poderiam ser perdidos."
Mas muitas escolas continuam a convencer muitos jovens e crianças que são seres desqualificados para a vida através das várias repetências de ano, sem preocuparem-se com o que realmente está acontecendo com este jovem ou criança a não progredir e que tipo de ajuda ele está necessitando , desvalorizando o seu rítimo de aprendizagem e as outras habilidades que não seriam apenas ler e escrever,aí propiciando a evasão escolar.
Acredito que a EJA oportuniza a jovens e adultos a buscar a sua auto-estima proporcionando a eles uma reintegração no convivío siocial.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Angela! Com certeza, o EJA ajuda as pessoas a reintegrarem-se. O mais importante neste trabalho é entender cada aluno: porque ele está desmotivado, porque desistiu de estudar, o que o estudo representa para ele. Quando conseguirmos ficar empáticos e entendê-los muito já se produziu. Abraço, Anice.