domingo, 18 de outubro de 2009

Seu Nome é Jonas

O filme que nos sensibiliza muito, ilustra as injustiças que são acometidas muitas vezes pela a ignorância e a falta de informação sobre esta ou aquela deficiência, o filme mostra a importância da língua dos sinais, fazendo com que Jonas saísse do isolamento.
Após o filme veio a minha conclusão e afirmativa para os meus encontros e desencontros da vida e do meu fazer pedagógico.
A partir do momento que nos autoconhecemos, desenvolvemos maiores habilidades para compreendermos, convivermos, aceitarmos ,auxiliarmos e amarmos o Outro diante de suas dificuldades.
" Do ponto de vista biológico, o amor é a disposição corporal sob a qual uma pessoa realiza as ações que contribuem o outro como legítimo outro em coexistência.Quando não nos comportamos dessa maneira em nossas interações com o outro, não há fenômeno social. O amor é que fundamenta o social.
Cada vez que se destrói o amor, desaprece o fenômeno social.Pois bem: o amor é algo muito comum, muito simples, mas fundamental"( Humberto Maturama e Gerda Venden Zoller)
E diante do filme , do meu fazer pedagódico , das afirmativas acima acredito que nada podemos alcançar sem o amor, a nós mesmos e ao próximo, como diz Maturama o" amor é fundamental."

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Tu tens razão quando comentas que estas atitudes surgiram da ignorância. Quanto menos entendermos uma cultura, mais preconceito e alienação teremos. Para evitarmos que essa história de Jonas se repita, é necessário a divulgação da cultura dos surdos e suas questões. Abraço, Anice.