sábado, 19 de junho de 2010

Estágios

"Um conceito essencial da epistemologia genética é o egocentrismo, o qual explica o carater mágico e pré-lógico do raciocínio infantil. A maturação do pensamento rumo ao domínio da lógica consiste num abandono gradual do egocentrismo. Com isso se adquire a noção de responsabilidade individual, indispensável para a autonomia moral da criança".
Jean Piaget
Segundo Piaget, as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores. através da assimilação e acomodação.
Na busca do Eu e o Outro tema principal da escola, e o projeto desenvolvido durante o estágio, pude constatar que realmente somente através da assimilação que haverá uma mudança, principalmente para aquelas crianças sem base familiar e que é somente através de muito trabalho que como educadores podemos fazer algo em relação ao regate de valores, princípios morais como por exemplo : respeito por si e pelo outro, respeito as regras de moral, respeito ao seu corpo, respeito ao meio em que vivem, ao mundo em que habitam em fim...
As atividades diferenciadas , a regras de convivência, a socialização, valores, são palavras chaves para que haja durante o ano letivo um bom aproveitamento.
Esta constatação só me ocorreu porque na turma a qual estagiei, há quatro alunos muito dificeis de trabalhar, em conversa com os pais houve pequena mudança com dois alunos, um deles o mais indisciplinado ainda não tive a oportunidade de conhecer um responsável por ele e cada vez a situação fica pior, daí prá mim é onde entra o que se diz responsabilidade quando se põe um ser no mundo.
Através deste período de estágio e o todo o conhecimento adquirido durante a minha trajetória acadêmica, hoje fica mais fácil associar as teorias com o meu fazer pedagógico.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Angela:

Aqui também inseriste uma referência bibliográfica que ajuda a compreender o tema que trazes. Tente, nas próximas postagens, argumentar algo de tua prática, certo? Por exemplo, quais estratégias tem utilizado para trabalhar com a dificuldade destes dois alunos?

Grande abraço, Anice.