terça-feira, 9 de novembro de 2010

Regras

Quando os professores de uma unidade escolar sentam-se com seus alunos e desconstroem e sabem reconstruir a plenitude da significação e dos tipos de disciplina, não apenas a aula corre mais facilmente e a aprendizagem se concretiza de maneira mais saborosa, como estudantes e mestres descobrem que, reconhecendo a disciplina como ferramenta essencial às relações interpessoais, aprendem autonomia, exercitam a firmeza e conseguem, com mais dignidade, construir o caráter ( ANTUNES,2005,p.24).
O processo de ensino e aprendizagem necessita da disciplina e a mesma onde há o respeito um pelo outro, o respeito e comprometimento consigo, com as regras estabelecidas, na escola e no meio em que vive.Pois somente através das trocas, da construção e reconstrução de idéias é que conseguimos tranformar a disciplina em autodisciplina , isto é, o respeito por si, o respeito pelo outro, o respeito no meio em que vive. E isto é observado em sala de aula, no momento em que agimos com autoritarismo os alunos se rebelam.Pois toda criança precisa de autoridade, de proteção, de confiança, pois autoritarismo e autoridade são ações adversas as quais todos devemos ficar atentos. Mandar é uma coisa. "O EU QUERO", já "Pedir e Explicar "o porque daquela ação é outra coisa, desta maneira aos poucos a criança vai tomando consciência e refletindo sobre as questões morais , afetivas e éticas para a sua formação e autonomia.

3 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Angela:

Realmente, a disciplina e o respeito devem vir antes da aprendizagem porque esta ocorre de forma mais eficaz se aquelas existirem.

De onde retiraste a citação de Antunes? Por favor, fiques atenta a isto.

Grande abraço, Anice.

Angela Teixeira disse...

Professora Anice, mas está publicado de onde tirei a citação, o que mais falta?
Angela

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Angela:

Está publicado apenas o ano e o autor. Precisamos saber o nome do livro, artigo ou tese, ok?

Grande abraço, Anice.